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RELEASE

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Nascido José de Ribamar Viana, em Bacabal, Estado do Maranhão, foi em sua terra natal que começou a se identificar com os sons dos tambores, das matracas e dos maracás afro-indigenas constantes na cultura maranhense, além de haver ali iniciado seu gosto pelas  canções e cantos provenientes da mais diversificada fusão étnica existente no Brasil.

        Vindo para São Paulo, rápidamente foi se encaixando no mundo musical da metrópole, onde trabalhou por sete anos na então famosa casa de MPB “O JOGRAL”, onde ali conviveu com alguns dos melhores artistas brasileiros, como Edú Lobo, Geraldo Vandré, Paulinho da Viola, Toquinho, Jorge Bem Jór, Luis Carlos Paraná, Chico Buarque, Gilberto Gil, Claudete Soares, Clara Nunes, Gonzaguinha, Ivan Lins, Luiz Gonzaga, Marilia Medalha, Lupiscinio Rodrigues e tantos outros que naquela casa se apresentavam. Com todos eles e mais alguns Papete tocou, tendo sido também no Jogral que aprendeu a tocar a maioria dos instrumentos de percussão e onde conheceu o publicitário, jornalista e produtor musical Marcus Pereira, que na época abria sua produtora e gravadora.

Na gravadora de Marcus Pereira, foi um dos integrantes da equipe que pesquisou e mapeou musicalmente todo o território brasileiro e também foi ali que gravou seus quatro primeiros discos, todos premiados pela critica especializada da época.

            Foi o primeiro músico brasileiro a fazer um show exclusivamente voltado para a percussão brasileira, onde se destacava o manejo do berimbau, instrumento no qual Papete se especializou, o que lhe rendeu posteriormente no Brasil e no exterior prêmios da critica musical, tendo sido então considerado pela Revista “DOW BEAT” um dos tres melhores percussionistas do mundo, ao lado de Naná Vasconcelos e Airto Moreira.

             Por ser especialista nos ritmos e na percussão brasileira, trabalhou com Renato Teixeira, Almir Sater, Diana Pequeno, Paulinho Pedra Azul,Olga Ribeiro,Clara Nunes, Paulinho da Viola e Martinho da Vila, artistas conhecidos por seu trabalho musical voltado para as raízes nacionais.

             Foi baterista e percussionista de César Camargo Mariano, gravou com Marilia Medalha, Tom Jobim, Paulo Jobim,(Familia Jobim), Gilvan Oliveira, Alzira Espindola, Tetê Espindola, Grupo Bendegó, Nilson Chaves, Divino Arbués,Toquinho e Vinicius,  Chico Buarque, Francis Hyme, Rita Lee, Sá e Guarabyra, Ney Matogrosso, Alaíde Costa, Tavito, Jane Duboc, Vania Bastos, Eduardo Gudim, Dominguinhos, Simone, Marilia Gabriela, Fafá de Belém, entre outros.

Com Toquinho, realizou mais de mil apresentações em doze anos de trabalho no Brasil e no exterior, onde também tocou com os artistas Ornella Vanoni, Angelo Branduardi, Sadao Watanabe, entre outros.

           Participou de festivais internacionais como Montreux,  Umbria Jazz e Tóquio (com Toquinho e Sadao Watanabe).

           Quando de sua participação em disco e shows da cantora italiana Ornella Vanoni, foi escolhido pela critica como o melhor percussionista do mundo graças ao seu trabalho no álbum “Uomini”, daquela cantora.No brasil, foi vencedor por quatro vezes consecutivas pela APCA do premio de melhor percussionista brasileiro..

           Sua discografia é composta de vinte e dois titulos, sendo que doze    são dedicados exclusivamente à pesquisa, registro e divulgação da cultura musical maranhense.

De l993 a l998, retirou-se do cenário musical brasileiro para dedicar-se a uma pesquisa mais aprofundada sobre os ritmos do Maranhão, o que resultou num projeto intitulado “TAMBOR DE MINA”, onde os sons, ritmos e melodias da musica maranhense são mostrados de uma forma universal, moderna e agradável para quem a escute a aprecie.

Devido à persistência e denodo com que desenvolveu sua produção musical nesse período, a música dos compositores maranhense passou a ser conhecida e reconhecida pela população do Estado, promovendo a chance de um trabalho digno e remunerado daqueles artistas.

 

RELAÇÃO DE EVENTOS E REALIZAÇÕES CULTURAIS

 

- De 1975 a 1980 participou da equipe de pesquisa e mapeamento musical do Brasil na Gravadora DISCOS MARCUS PEREIRA, atuando como pesquisador, consultor, músico e intérprete..

- Ainda na gravadora DISCOS MARCUS PEREIRA iniciou um projeto de registro e divulgação da cultura musical do Maranhão, com a gravação dos discos “Bandeira de Aço” e “Água de côco”, quando tornou conhecidos nacionalmente compositores como Josias Sobrinho, Sergio Habibe e César Teixeira.  

- Ainda nos anos oitenta foi consagrado no Brasil e no exterior como um dos maiores percussionistas brasileiros de todos os tempos, tendo ganho por três anos consecutivos o premio da APCA em sua categoria musical.                                                                           

- Em  1990, mudou-se para São Luis, onde permaneceu por cinco anos, quando iniciou um trabalho mais preciso do registro e divulgação da musica maranhense, quando gravou dez CDs com repertório voltado para esse gênero musical, revitalizando os ritmos locais como os “sotaques” do Bumba-meu-Boi, o Tambor de crioula, o Tambor de Mina e o Reggae maranhense, originando uma fase de ouro para a musica local..

-  De 1991 a 1994, sob encomenda e patrocínio da Alumar-Alcoa, realizou a produção da trilogia em CD “Retrato do Maranhão”, distribuída em todos os paises onde aquela Empresa possui fábricas, escritórios comerciais , clientes e fornecedores.

-  Em 1995, a convite de Fernando Bicudo, então diretor do Teatro Artur Azevedo, compôs juntamente com Josias Sobrinho as músicas, diálogos e libreto da ópera Popular “CATIRINA”, que contou mais de duzentas apresentações entre São Luis, Brasília e Rio de Janeiro..

-  De 1988 a 2000, participou do recital “Sertão, Ser...tão”, baseado na obra literária de João Guimarães Rosa, como consultor e executor da parte musical do espetáculo que tinha ainda como integrantes os atores Lima Duarte e Saulo Laranjeiras.

-   Em 2000 iniciou a difícil tarefa de captar recursos e patrocínio para sedimentação de um projeto de valorização nacional da musica maranhense que se intitula “TAMBOR DE MINA”, com diversas apresentações, palestras e workshops por várias cidades brasileiras.

-  Em 2006, mais uma vez a convite da Alcoa-Alumar, executou todo o Projeto musical comemorativo dos 25 ANOS DE ATIVIDADES da Empresa no Maranhão, que resultou na produção de um DVD-brinde que foi distribuído pela Empresa no mundo todo, intitulado “Maranhão, as cores e os tambores”.

-  Em 2007 , juntamente com o pianista Luis Lopes, produziu e gravou para a CPC-Umes um CD intitulado “ERA UMA VEZ”, onde a maneira de gravar e executar a nossa musica passou a ser referencia para outros profissionais que ali perceberam a tradução da  rica simplicidade de nossa musica.

-  Em 2008 desenvolveu Projeto de CD onde será realizado o resgate das principais obras dos compositores da velha guarda do Bumba-meu-Boi do Maranhão, patrocinado pela Alcoa-ALUMAR. -  Ainda em 2008, desenvolveu, através de parceria firmada com a Caixa Econômica Federal, Projeto cultural no sentido de, através da realização de shows musicais em diversas cidades, levar ao público um resumo de todo seu trabalho feito à frente da cultura do Maranhão..

Alguns CDs que produziu contaram com a parceria de Empresas como Caixa Econômica Federal, Alumar e Banco do Estado do Maranhão., o que se prolongou com a execução dos Projetos “MARANHÃO, AS CORES E OS TAMBORES” e ‘TAMBOR DE MINA’.

- De 2011 a 2013 está empenhado na busca de apoio para a execução total de seu mais novo Projeto intitulado ‘’OS SENHORES CANTADORES, AMOS E POETAS DO BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃO’’, voltado ao registro, resgate e preservação da memória cultural da maior manifestaçção cultural do Maranhão através de seus personagens principais que dão titulo ao trabalho.

- Em 2012 criou em parceria com os músicos Murilo Rego e Erasmo Dibel o Projeto musical OURO DE MINA, que pretende apresentar um novo conceito de reiventar e executar musica brasileira e internacional, utilizando as características originais de suas influencias adquiridas nos terreiros  do Maranhão, com ênfase na percussão e ritmos locais.

DISCOGRAFIA

DISCOGRAFIA

Obs.: Foram lançados também três CDs intitulados “RETRATO DO MARANHÂO, I, II e III”, patrocinados pela Alumar/ALCOA. Em 2005: produziu DVD “AS CORES E OS TAMBORES” para a Alcoa/ALUMAR .

1975  -  PAPETE, BERIMBAU E PERCUSSÃO (lançado também na Europa e Japão)

1978  -  BANDEIRA DE AÇO (lançado  na Europa)         

1979  -  ÁGUA DE CÔCO (lançado também na Europa)

1981  -  TAMBORES E RITMOS DO MARANHÃO

1982  -  PLANADOR

1987  -  PAPETE – Mascavo

1989  -  ROMPENDO FOGO

1991  -  BELA MOCIDADE

1992  -  VOZ DOS ARVOREDOS

1993  -  ROSA AMARELA (lançado também na França)

1994  -  LAÇO DE FITA / Patrocinado pelo BEM

1995  -  MUSICA POPULAR MARANHENSE

1997  -  PAPETE – Estrela do Norte

1998  -  O MELHOR DE PAPETE

1999  -  CORAÇÃO JUNINO

2002  -  TAMBÔ

2003  -  JAMBO

2004  -  NO BRILHO DAS ESTRELAS /Patroc. CAIXA

2005  -   RELANÇAMENTO DE ‘BANDEIRA DE AÇO’

2007  -  ERA UMA VEZ... Instrumental

2008  -  APRENDIZ DE CANTADOR – Musica Maranhense

2011  -  NA ESTRTADA DA VITORIA

2013  -  SR. JOSÉ, de Ribamar e outras praias...

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